CVT (em inglês: continuously variable transmission) Transmissão continuamente variável é um tipo de transmissão que simula uma quantidade infinita de relações de marcha, uma vez que funciona com um sistema de duas polias de tamanhos diferentes interligadas por uma correia metálica de alta resistência, em vez de engrenagens com determinados tamanhos. O conceito do CVT foi idealizado em por Leonardo da Vinci em 1490, contudo a primeira patente do sistema foi registrada em 1886.
É usado principalmente em pequenos veículos como motocicletas, jet skis, karts, snowmobiles e carros de golfe, tem vindo a ser incorporado a veículos maiores como carros de passeio e pickups, é também considerado um tipo de câmbio automático, apesar de seu funcionamento ser diferente.
Nos carros, além da aceleração contínua, sem trancos, o que dá a impressão de que o carro nunca troca de marchas, o sistema CVT, proporciona economia de combustível em relação a todos os outros sistemas anteriores. Sejam sistemas automáticos ou manuais.
Sistema VDP (Variable-Diameter Pulley - Polias de Diâmetro Variável)
Sistema T-CVT (Toroidal CVT)
CVT Cone ou CVT de Fricção
Característica | Benefício |
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Aceleração constante, sem trancos, desde a arrancada até a velocidade de cruzeiro. | Elimina o "choque da troca" - roda mais suave |
Funciona para manter o carro na sua melhor faixa de potência, independentemente da velocidade em que o carro está andando | Menor consumo de combustível. |
Melhor resposta a mudanças de condições, como acelerador e velocidade | Elimina a troca de marchas conforme a velocidade diminui, desacelera especialmente em subidas |
Menor perda de potência com uma CVT do que com uma caixa automática convencional | Melhor aceleração |
Melhor controle da faixa de rotação num motor a gasolina e Pode incorporar versões automatizadas de embreagens mecânicas. | Melhor controle de emissões e Substitui ineficientes conversores de torque |